Neste blog você encontra, curiosidade, do Brasil e do mundo...

Mulheres com seios grandes têm maior risco de ter câncer de mama

Estudo recente apontou relações entre o tamanho dos seios e as chances de uma mulher desenvolver câncer de mama: certas variações genéticas seriam responsáveis por ambos os fenômenos.
Os pesquisadores analisaram o código genético de 16 mil mulheres em busca de pequenas mutações em seu DNA (chamadas “polimorfismos de nucleotídeos únicos”). De 7 mutações ligadas ao tamanho dos seios, 3 estavam associadas ao câncer de mama. Ao analisar os dados, eles descobriram que as participantes que tinham seios maiores tinham mais chance de desenvolver a doença.
Segundo o líder da pesquisa, Dr. Nicholas Eriksson, foi a primeira vez em que se encontrou um vínculo substancial entre tamanho dos seios e câncer. Ele ressalta, porém, que ainda são necessários mais estudos para ver se essa relação é realmente concreta.
Até hoje, pouco se sabe sobre os fatores responsáveis pelo tamanho dos seios. Um deles é o alto nível do hormônio estrogênio, que também eleva o risco de desenvolver câncer de mama.
“Enquanto a relação exata entre o tamanho e a densidade dos seios, a obesidade e o câncer de mama permanece difícil de compreender, entender a biologia envolvida pode ajudar a desenvolver novos equipamentos para detectar tumores”, disse Eriksson.
Independentemente do tamanho dos seios, é importante fazer exames regulares e ficar atenta a fatores de risco, como obesidade, consumo excessivo de álcool e histórico familiar da doença.[Daily Mail UK, foto]

Nenhum comentário

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.